segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Pindoba

Caminhada tradicional em Guaíra - SP.

Em torno de 19/20 km, sai de Guaíra e vai até a Capela Pindoba, localizada próximo do distrito de Guaritá.

Esta eu fiz na madrugado do dia  04.02.2008, sozinho. Estava muito escuro, tempo fechado para chuva e eu para me localizar ficava tirando fotos das placas das fazendas.

Caminhei só durante toda a jornada. Quando cheguei no local onde você sai da estrada principal e segue para a estrada onde esta localizada a Capela, vi que tinha uma pessoa com uma camionete lá Capela. Isso é comum tendo em vista que o pessoal esta sempre fazendo promessas de ir até lá. Bem, o interessante é que pensei: a carona de volta esta garantida.

Ledo engano. Quando a pessoa me viu, mais que depressa entrou na camionete, deu partida e arrancou a toda passando perto de mim sem olhar.

Depois de mais de trinta anos morando em  Ribeirão Preto percebi que as pessoas em Guaíra sofreram uma pequena mudança de comportamento.

Bom, como não podia fazer nada, cheguei na Capela, deixei as oferendas que havia levado para o Pindoba, descansei um pouco, comi um pequeno lanche que havia levado e me preparei para mais 20 km de volta.

Distraído que estava em meus pensamentos não percebi que uma outra camionete, vindo no sentido Guarita>Guaíra havia parado do meu lado e o motorista disse:

---E ai, veio até o Pindoba? Quer carona de volta?

Quando me virei não acreditei! Era o Acácio Paulino Gonçalves, o sujeito mais popular daquelas bandas. Jamais deixou ninguém sem carona por onde passava.

Um detalhe interessante: quando fiz pela primeira vez esta caminhada, ano de 1980, foi o Acácio que me levou de volta da Capela até Guaíra. Não acreditei em tamanha coincidência!!

Tive que morder a língua e mudar  meus conceitos  com relação ao povo de Guaíra: algumas pessoas não mudam nunca. Sempre serão pessoas de coração bondoso, que pratica o bem sem se dar conta disso. São bondosas de natureza.

Obrigado Acácio Paulino Gonçalves!!

Vejam algumas fotos:



































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário